domingo, 23 de fevereiro de 2014

Aventura da Saúde: 28 anos!!! Parabéns!!!

Sim 28 anos recheados das mais diversas aventuras, muitas das quais podem ser visualizadas no site da AS.

Entre umas seis dezenas de participantes, apenas estivemos 3 dos "11 jovens audazes que subiram ao cume do Gerês": Amaro, Neto e Duarte.
Que pena!!! Um abraço para os restantes 8!!! (que foram relembrados neste  vídeo; revivamos o passado com estas imagens "imortais", com as quais se deu início a celebração do 28º aniversário).

Foi bom ter sido adiado o dia da celebração, pois fomos presenteados com tempo favorável para o desafio do Trilho dos Currais.  Como sempre: o ar livre, as paisagens, as pessoas, as memórias, os desafios, as partilhas... a festa!!!
Mais um reforço: muito pessoal da Biologia o que para mim é sempre muito gratificante (não sou biólogo mas considero-me um biófilo). Ah! e a presença da grande pequena: a Paky (é assim que escreve?), a "franscisca", yorkshire, que com os seus 2 aninhos, terá feito bem mais do que os 10 kms (ora vai para a frente ora vem para trás). Nada de colo! Qual quê, sempre com as 4 patitas num chão, muitas vezes irregular quer subindo quer descendo (para os e dos cerca de 900 metros). Bravo, Paky!!!

Em jeito de conclusão: quero estar mais com esta associação simpática, que, periodicamente, presenteia os participantes com oportunidades saudáveis, também para jovens de espírito.

Algumas fotos (brevemente estarão muitas mais disponíveis, no site da AS) para eternizar alguns momentos ontem, solidaria e saudavelmente experienciados.

Para todos/as aquele abraço e... até uma próxima!

A foto de "família", no miradouro da Pedra Bela:


Onde está a Parky?


O "Porto de Honra"!


E... o momento dos "Parabéns a você"!



sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Formação Geral de Voluntariado

Desde final do ano de 2012, na Quinta Pedagógica de Braga...

Finalmente fiz a formação. Não por culpa do BLVB, mas porque, ainda ligado ao trabalho, e a muitos outros compromissos, eu não encontrava tempo disponível para.

- Desta vez tem que ser - disse para mim mesmo (o que se percebe pelo meu post).

E aconteceu, esta semana: nos dias 18 (de manhã e de tarde) e 19 (de manhã).

Integrado num grupo bastante heterogéneo, de cerca de 20 formandos, fomos entrando no espírito do voluntário.

Voluntário é aquele que presta um conjunto  de ações não remuneradas, de interesse social e comunitário, ocupando assim os seus tempos livres de forma útil e responsável. O voluntariado é um dos mais valiosos recursos de um país e fazer parte desse núcleo é, só por si, um motivo de orgulho.


A mim, "soube-me a pouco": Tão rápido!
Recomendo! 
Dê uma espreitadela ao BLVB, no facebook, clicando no logótipo acima.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Os animais também nos humanizam!

Leitor/a, tem aves de capoeira?
Eu, tenho. Sem contar os pardais que ali (na capoeira) se abrigam e alimentam, há duas semanas atrás tinha 3 galinhas poedeiras. Mas, a semana passada a "clarinha", depois de uma semana "encapotada", morreu (não foi fácil, vê-la morta... Temos que desligar os "sensores"!).

Ontem a minha esposa, repôs o efetivo, dando abrigo a um jovem galo que, na estrada nacional, andava a fintar os carros.

Atualmente, residentes na capoeira, são 3. Até quando? Se aparecer o dono do coq, desportivamente, temos que entregar o seu ao seu dono (Aviso: a foto ao lado, não corresponde à realidade, aqui noticiada).

Mas, a aparecer, que seja em breve, pois, no dia a dia, a "cumprimentar", alimentar e limpar, constroem-se relações ...

- É verdade, ACIMO, os animais também nos humanizam!

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Voluntariado, uma oportunidade...

Lê-se na Wikipédia:
O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. É uma profissão de prestígio, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.
O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não-governamentais, componentes do Terceiro Setor. É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido o fraco investimento ou a falta de investimento governamental em educação, saúde, lazer etc.

Poderia juntar, ao que acima transcrevi, completo, o título deste post:

Voluntariado, uma oportunidade para requalificar o sprint (solidário) da vida!

Penso nos seguintes contextos: 
Quinta pedagógica de Braga (Plantas Aromáticas e Medicinais; Agricultura);
Associações/Instituições diversas e Grupos informais: Aventura da Saúde, Mosteiro de Tibães, CSPMTibães,Poverello, IASD, ACRD, AAVN, CPNPortugal, AFML, 5 Badius, Saúde 8, nas mais diversas áreas orientado pela trilogia de valores AMBIENTE-HOMEM-SAÚDE: Micologia/Cogumelos, Ambiente, Educação, Sobrevência, Plantas, Animação Musical, Saúde, etc.
Obrigado, pela oportunidade solidária que me proporcionam!!!