quinta-feira, 15 de abril de 2010

Livros, de Augusto Cury e de Fernando Nobre


1) A Sabedoria Nossa de Cada Dia. Os Segredos do Pai-Nosso
Augusto Cury;

2) Humanidade. Despertar para a cidadania global solidária
Fernando Nobre

O primeiro, já referido neste blog, terminei de o ler, em 2010/03/02; O segundo, iniciei a sua leitura em 2010/03/03 e terminei em 26/03.

Ler obras como as acima referidas, num semestre coalhado de obrigações fiscais, por quem tem uma profissão de muito rigor, de muita responsabilidade e, por isso, de muito risco: TOC (Técnico Oficial de Contas)... parece ser pouco coerente!?!?

Pois... mas faço-o para facilitar a minha conexão com os valores que dão sentido ao meu e nosso quotidiano. Reflicto à medida que vou lendo. Quando os livros são meus, encho-os com sinais e comentários, a lápis. Depois, partilho as minhas reflexões não porque são as melhores, mas porque me deram alguma ou muita energia, para lidar com a complexidade do dia-a-dia.

Lembro que...
Augusto Cury, é brasileiro, casado, tem três filhas, é psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor...
Fernando Nobre, é português, casado, tem muitos filhos (os biológicos e os de todo o mundo), é médico, especialista em Cirurgia Geral e Urulogia...

Os dois têm um longo curriculum, mas são, no essencial, ambos cidadãos do mundo, encantados pela Vida e ao serviço da Humanidade.

Após a leitura destas duas obras, formou-se uma imagem na minha mente, quando comparava as propostas destes dois autores mais do que humanistas.
Eis a imagem: o prazer e o perigo associados à escalada (que já experienciei) e a importância dos materiais (as cordas, os cordinos, os mosquetões, etc) , obviamente estes ligados ao prazer e ao perigo.

Procurei entender o porquê desta imagem, que não é dos autores mas apenas deste leitor e, por isso, vale o que vale.

Na vida, todos "escalamos" os mais diversos desafios...
Sós ou acompanhados;
Com mais ou menos recursos;
Bem ou mal preparados;
Com maior ou menor perigosidade...

Desafios nos mais diversos contextos:
Pessoal;
Familiar;
Profissional;
Social...

Mas para vencermos, juntos!

Ajudar-nos-ão, certamente, estes livros de referência...
o de Augusto Cury, que "é o resultado de uma busca psicológica e filosófica infatigável dos segredos da existência" (texto na contracapa);
o de Fenando Nobre, cuja razão é "ser um espaço de liberdade e de total frontalidade, onde exprimo, sem constrangimentos nem rodeios ou intermediários, as minhas reflexões e pensamentos mais enraizados sobre os desafios, ameaças e esperanças globais que me interpelam enquanto cidadão do Mundo e português, consciente dos meus deveres de alertar consciências após mais de trinta anos de deambulações pelas quatro partidas do Mundo."(texto na contracapa).

2 comentários:

Rui Martins disse...

Está convidado para o jantar de 1 de maio com o Dr. Fernando Nobre!

O objectivo é o de reunir um grupo de cerca de 500 amigos, por isso para que tudo corra da melhor maneira possível, e por forma a que este encontro se torne num momento inesquecível para todos os seus intervenientes, é fundamental toda a nossa colaboração, pelo que o Dr. Fernando agradece a sua presença e a de todos os seus amigos e familiares a quem queira divulgar este convite.

Local: Mercado da Ribeira (Av. 24 de Julho, Lisboa, próximo do Cais do Sodré), para quem reside fora de Lisboa e não conhece muito bem o local, são estas as coordenadas de GPS: N 38º 42' 24,89'' , W 9º 8' 44,56''.

Hora: 19h 30

Vamos Acreditar!
Contacto para marcações: paula.sarmento@lisboacomfernandonobre.org

Jod disse...

Muito obrigado pelo convite.
Como gostaria estar com o Dr Fernando Nobre e os seus amigos!!! Infelizmente, não me será possível.
Vamos esperar por uma visita a este Minho alegre e franco, também parceiro numa mudança que irá dignificar os filhos da Lusitânia e a Humanidade.
Saudações amigas.
Convosco
Jod

Enviar um comentário