domingo, 13 de março de 2011

Geração à rasca. Força "tsunâmica"?


Hoje, ouvi e dei uma olhadela às notícias (na RTP1, às 9 horas e na Internet).
Comparei o que vi, ouvi e senti (porque estive na manifestação, em Braga) com o que ouvi e li, em diferentes orgãos de comunicação social, a nível nacional.

Mais de 300 mil pessoas em todo o país (jovens, pais e avós... e crianças), deram um sinal do "tsunami" social que pode estar em curso.

Ignorar ou descuidar este facto, por parte dos 3Ps (Poder do Mercado, Poder Político e Poder Religioso, como diria o Pe. Mário de Oliveira) poderá ter consequências apocalípticas, no mau, no pior, no péssimo, no fatal sentido do termo.

A mensagem deste movimento espontâneo (laico, apartidário e pacífico ) pode ser assim traduzida: Sai do passeio-espectador e vem para o nosso meio-actor. Traz os teus problemas! Os teus pontos de vista! As tuas propostas grávidas de soluções! Não amanhã! Mas Hoje! Incarna esta Manifestação! Este Protesto! Este Grito! Em nome do Povo! De Portugal! Do Ser Humano! Da Humanidade! Do Universo!.

Estava escrito no texto mobilizador do movimento, que os participantes levassem, numa folha A4, uma mensagem para enviar ao GAP(R), Governo-Assembleia-Presidente (da República). Muitas dessas mensagens (ousadas, insultuosas, repetitivas, inovadoras...), foram levantadas no meio da multidão, ou então megafonadas até à afonia. Mais tímidas, as tais do A4, diziam "URGE DAR VOZ, VEZ E VOTO, A TODOS, EM GERAL, E AO JOVENS, EM PARTICULAR, NA REQUALIFICAÇÃO DE PORTUGAL"... Etc, Etc...

Com as Mulheres/Homens de Boa Vontade (cidadãs/ãos, conscientes e responsáveis) as tais gerações à rasca, comprometidas com o Bem Comum, O Bom Senso e o Consenso, partilho as palavras do Pe.MO, não "méééé"...(Mário de Oliveira, que "cilindra" o que é rasca: os lugares comuns e borolentos do pensamento-atitude-sentimento-acção-relação):

O Portal Sapo chama-lhe “Geração P”. Para os “Deolinda”, o P quer dizer “Parva”. Geração Parva. Integra jovens, elas e eles, que concluem que, para se ser Escravo, não é preciso estudar. E porquê? Ora, porque, no seu Inconsciente, só vale a pena estudar, ser Licenciado, Mestre desta ou daquela especialidade, Doutor, Engenheiro, Professor, Padre, Bispo, se for para ganhar (Ver o Texto integral)

Criatividade, Ternura, Fraternidade... precisamos desta Revelação!!!

Veja, ao som dos Deolinda, fotos da manifestação-protesto, em Braga:

Sem comentários:

Enviar um comentário