domingo, 27 de setembro de 2009

PESSOA (8ª semana)

Capítulo 5 – REMANASCENTE

Eis o mar, cenário de tantas lutas, derrotas e vitórias, para os “Heróis do mar, nobre Povo, Nação valente…”

Como tornar-me “imortal”? - pergunta transversal à Humanidade, de todos os tempos, de todos os lugares, de todas as condições…

Uma possível resposta grávida de perguntas:

- Participando como cidadão consciente, livre e responsável. Pergunta-se: Pela quantidade (massificação)? Ou pela qualidade (espaços de valorização pessoal e social, em pequenos grupos participativos, inter-activos, criativos…)? Uma espécie de “heróis do rio”, que flui em cada pessoa, não será assim PC? (14)

E você leitor/a, que diz? Que pensa? Que sente?
Uma segunda imagem: eis a foz do rio Homem (poderíamos chamar-lhe Ser Humano, porque inclui o masculino e o feminino),
Focando as pessoas ali presentes: 5+1, ou seja cinco pessoas e um cão pastor alemão. Numa relação mais próxima e de algum diálogo, sabe-se que o grupo é heterogéneo: o duo Razin e Corin, Amabela, Mundo e Pessoa mais, não um cão, mas uma cadela: a Life. Resumindo: Idades diferentes, géneros diferentes, culturas diferentes, sensibilidades diferentes… mas todos unidos num projecto ou numa aventura comum: REMANASCENTE.

Dando uma olhadela ao equipamento: duas canoas, um K1, pagaias, mochilas de 30 e 40 litros. Lá dentro?

- Conteúdo que foi colocado tendo em conta um princípio orientador, que a coluna agradece: peso total balizado entre 5 a 10% do peso de cada carregador/a, informa Mundo. (15)

Os rostos dos participantes, não reflectem qualquer medo ou apreensão, mas sim o encanto da liberdade inovadora que a aventura promete.

Metem as embarcações na água. Entram. A direcção da sua navegação? Já a sabemos pelo título: vão remar rumo à Nascente ou seja contra a corrente.

Qual o objectivo ou objectivos deste filme rodado em vidacolor? Que sentido? Que Mensagem?, são perguntas que flúem como a água do rio. As respostas? Serão dadas ou construídas nesta aventura tão singular que poderá ser sua, minha e de tantas outras pessoas.

Será que você leitor/a, imagina o que vai ser escrito, pelos participantes, no diário de bordo comum? Poderá ser interessante pegar em papel e lápis e escrever, imaginando um momento, um detalhe, desta aventura. Poderá conferir no final com o registo dos aventureiros que, não esqueça, remam à nascente ou seja contra a corrente…

Dê, não asas, mas remos à sua imaginação! Poderá até consultar os seus familiares, amigos…
Experimente!

Sem comentários:

Enviar um comentário