domingo, 20 de dezembro de 2009

NATAL, uma prenda sempre presente.

Tem razão. Na nossa terra, freguesia ou comunidade há de tudo como em toda a parte: bom,menos bom e até mau. Mas o Natal poderá ser encarado como uma quadra especial para buscarmos algumas "pepitas", nas pessoas e nas colectividades.

Aconteceu ontem. Na ceia-convívio da FNA (Fraternidade de Nuno Álvares) de Dume, reunimo-nos 30 pessoas. É verdade que em ceias passadas tivemos bem mais escuteiros com os seus familiares (para cima de 50 pessoas). Serão várias as razões que justificam esta redução (saúde,família, outras ceias em colectividades diferentes, etc).

- Talvez fosse bom entender o que poderá estar no "etc" - poderá pensar alguém.

É uma proposta, que se agradece e que poderá ser explorada numa perspectiva de compreender para ajustar ao nível da comunicação, da relação, da inovação... Mas, continuando e sintetizando, eis, na minha opinião, três razões que recomendam a continuação destes momentos que aqui chamamos "ceia-convívio", carregados sempre de algum encanto:

- a tradição (as mensagens subjacentes ao nascimento de Jesus/à família, os sabores, os aromas, as cores, as prendas, os votos de paz, também algum consumismo exagerado...);

- o convívio (pelo menos uma vez por ano actualizamos imagens, informações, ouvimos histórias, partilhamos experiências, nascem ou consolidam-se amizades;

- a música (essas canções,das mais diversas, que se vão soltando num contexto de alegria, amizade e à vontade).

No final, qual laço nesta prenda cultural e humana, os votos bem sinceros de
Boas Festas: Feliz Natal e Próspero Ano Novo!





Sem comentários:

Enviar um comentário