domingo, 2 de janeiro de 2011

Livros sobre temáticas essenciais

O meu sobrinho Márcio, sugeriu-me falar dos livros que tenho e vou lendo.

Aqui estou para referir dois, que me chegaram como prendas de Natal:

1 - O Caminho do Amor, estratégias espirituais para criar o relacionamento ideal;
2 - O Livro da Consciência. A construção do Cérebro consciente.


O primeiro, de Deepak Chopra, combina a tradição oriental com o pragmatismo ocidental e a sabedoria antiga com a pesquisa científica.
Com este trabalho, o médico endocrinologista, conferencista e um dos autores mais conhecidos em todo o mundo na área do desenvolvimento pessoal e um pioneiro da medicina holística, convida-nos, como é dito na contracapa, "a participar numa viagem extraordinária pelo universo mais complexo e enriquecedor que existe: o do coração humano".

Este foi o meu último livro lido em 2010. O meu lápis gastou-se um bom pedaço, para assinalar aspectos aos quais terei que voltar para reler e treler.

O segundo, de António Damásio, prende-nos com questões referidas na contracapa:

Como é que cérebro constrói a mente?
E como é que o cérebro torna essa mente consciente?
Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes?

O famoso neurocientista português, que, há mais de trinta anos, estuda a mente e o cérebro humanos, formulou este seu livro como "um recomeço, quando a reflexão sobre descobertas importantes da investigação, recentes e antigas, alterou profundamente o seu ponto de vista em duas questões particulares: a origem e a natureza dos sentimentos, e os mecanismos por detrás do eu (texto da contracapa).

Iniciei a sua leitura ontem, dia um. Estou a ler a Parte I, Começar de Novo, Capítulo 1, Despertar.

Os títulos traduzem, obviamente, uma necessidade essencial: minha, tua/sua, nossa?

Sem comentários:

Enviar um comentário