domingo, 1 de dezembro de 2013

Quita merendas

Quita merendas ou, cientificamente, Merendera montana.

Em jeito de sarrabiscos poéticos (espirituais?) referi, no meu segundo blog,a minha primeira experiência de comestibilidade do bolbo desta planta.

Porque a informação sobre tal matéria não abunda e porque importa abordar tais matérias numa perspetiva de segurança, recorri ao livro de Carlos Donoso, Supervivencia 2, para transcrever a informação que encontramos na página 106.

Traduzindo, do espanhol para o português:

MERENDERA (169)
_____________________________________________________
Merendera montana, do nome vulgar espanhol (também quita merendas, por florescer nos princípios de outono, quando a tarde já é mais curta, logo a gente do campo já não necessita de merenda).
_____________________________________________________
Esta flor lilás, de pétalas compridas e juntas ao solo, salpicando a pradaria, são o cartaz de uma curiosa cebolinha comestível.
Mas cuidado com o Cólquico (Colchium autumnale), da região da Ásia Cólquida, célebre pelas suas plantas venenosas, uma planta muito parecida com a Merendera montana e que pode resultar mortal.
A Merendera tem uma flor rente ao solo, com as pétalas soltas, quase retangulares, compridas e terminadas em ponta, e o Cólquico tem as partes florais do perianto soldadas e o talo mais longo (desde uns cm até um palmo).
As flores solitárias ou aos pares da Merendera aparecem no outono e cresce nas pradarias das zonas altas, enquanto o Cólquico prefere as terras húmidas com clima mais suave.
As cebolitas da Merendera são de uns 2 cm, com escamas castanhas e brancas por dentro. Podem ser comidas cruas ou cozidas. Extraem-se facilmente com uma pequena pá pois encontram-se a pouca profundidade. São abundantes e salpicam de pinceladas lilás, as pradarias.
Parecida com estas duas é a flor do açafrão que tem algumas parentes nos campos incultos, como o açafrão serrano (Crocus carpetanus, do grego croke filamento, pelos estames) e o Crocus nudifloris, comestível apesar de ninguém o referir. Tem um gosto muito bom, a avelã, melhor do que a Merendera e não é nada tóxico. Esta planta de floração outonal salpica de azul os campos e pinhais de Euskadi. Suas possibilidades são pouco conhecidas e estudadas. 
Entretanto, porque facilmente se podem confundir com os crokes, as Merenderas e o Cólquico (venenoso) enquanto não as distinguirmos perfeitamente, é melhor não consumir este tipo de plantas.

Sem comentários:

Enviar um comentário