segunda-feira, 2 de março de 2009

GNR / PSP, INFRACTOR EU?

Aconteceu hoje de manhã, pelas oito horas, quando, eu e a minha pastora alemã (a Life), faziamos a nossa diária caminhada matinal.

Junto à variante, num acesso à mesma, vi algo que mexeu comigo: um radar móvel e, a uns metros acima, um carro branco descaracterizado. Um pouco como quando um cão vê um gato, tanbém eu fui assaltado por um "tiroteio" de sentimentos e pensamentos que ao longo da caminhada procurei, de forma consciente e responsável, passá-los pelo filtro da razão.

Quando regressei a casa, partilhei com a minha mulher o acontecimento. A sua reacção foi igualmente explosiva: À palavra expontânea que tem nove letras, que apenas pede um suave "pi", seguiu-se:
- ...! Caça à multa! Porque não o aviso "Atenção radar!"?

Da minha reflexão a solo e, posteriormente a dois, sintetizo, agora, em jeito de auto-diálogo o seguinte:

- Quem é esse "EU" do nosso título?
- Será certamente todo o cidadão consciente e responsável que, ora no papel de GNR/PSP ou de INFRACTOR, reconhece que há ajustamentos a fazer (não só nesta relação mas também noutras subjacentes) para que não joguemos ao "cão e gato" mas inter-activemos como parceiros, na problemática da sinistralidade rodoviária.
- Que tal tal uma olhadela aos números abaixo, disponíveis na Internet:

"O asfalto é a peste negra do século XXI. Uma epidemia que ceifa perto de 1,22 milhões de pessoas por ano. E reduz a esperança média de vida das populações em 30 anos. Em 2020, segundo a Organização Mundial de Saúde, a sinistralidade rodoviária será a 3.ª causa de morte, ultrapassando flagelos como a guerra e a SIDA". (Jorge Flores, AUTO MOTOR, 2003).

"Apesar da evolução que se tem verificado, a Sinistralidade Rodoviária continua a ser, em Portugal, um dos mais importantes problemas de segurança interna. Importa pois que todos tenhamos consciência do muito trabalho que importa fazer e da relevância política que esta matéria terá, cada vez mais, no futuro próximo".(texto da Conferência de Imprensa da Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária, de 2008/01/02, no seu ponto 12).

"Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram no ano passado menos 82 mortos e 529 feridos graves do que em 2007, revelam dados provisórios da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), segundo OJE/Lusa, 2009/03/01.

Após esta curta reflexão, a pergunta do nosso título parece sugerir leituras ou análises mais a montante do facto inicialmente retratado. À questão "Radar escondido ou GNR/PSP à Vista?" ouso uma resposta: EDUCAÇÃO NA CIDADANIA (e não para a Cidadania, não é assim José Pacheco?) que é muito mais que direitos e deveres... Esta é, neste contexto, o meu muito, muito humilde contriburo-resposta ao infractor que posso ser EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES.

Nota: Sobre CIDadania (uma leitura divergente, cuja dica fora sugerida por um amigo) talvez em Abril próximo, partilhe uma reflexão, que já está em curso, no Boletim Dume - Terra Nossa de Cada Dia. Informo ou recordo que este Boletim é colocado, mensalmente, na barra direita deste blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário