domingo, 12 de setembro de 2010

Sinais dos tempos...

Este é o título geral do relatório da semana de 5 a 11 de Setembro de 2010.
São seus subtítulos os seguintes:

* Profeta da (des)graça;
* Melhor que "Cepes";
* A qualquer hora da noite;
* Rio Torto vai ficar "direito";
* Memórias da minha/nossa Juventude;
* Os primeiros peixes;
* Luxemburgo e Braga, em Vila Verde;
* Boda cheia de "milagres";

Profeta da(des)graça:
A sua boca fala do que está cheio o seu coração. Refiro-me ao meu/nosso amigo "Malaquias" (assim o chamo pelo seu interesse nas profecias). Depois duma visita que me fizera no Domingo passado, dia 5, enviar-me-ia,na quarta-feira, por mail, o texto abaixo escrito em 1931, por Adrian Rogers:

"É impossível levar o pobre à prosperidade através de leis que punem os ricos pela sua prosperidade. Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa tem de trabalhar recebendo menos.O governo só pode dar a alguém aquilo que tira de outro alguém.Quando metade da população descobre de que não precisa de trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a."
(Continua, nos próximos relatórios ou em posts específicos)

Melhor que "Cépes".
"Cépes" é o nome dado pelo franceses aos cogumelos do género Boletus.

- São excelentes os Boletus edulis, aerus... dizem os manuais de Micologia, os Micólogos, os Micófilos e os Micófagos.

Foi também o que disse Mirco, o amigo da família da minha irmã Bela/Luisa. Este senhor italiano foi cedo à floresta, no Luxemburgo, para ter um gesto lindo: enviar-me dois sacos de boletus através da minha irmã, que mos entregou na segunda-feira à noite.

Muito obrigado, senhor Mirco, por este gesto verdadeiramente italiano!
Fico na expectativa de o abraçar, pessoalmente, em Outubro, em Terras do Grand Duché!


Mas para fazer justiça a este subtítulo, a visita da minha irmã Luisa, do meu irmão Domingos e Teresa, nesse mesmo dia à noite, teve um "sabor", que excede os parâmetros da excelência. Um obrigado muito especial, a estas três pessoas queridas!

A qualquer hora da noite.
Palavras proferidas ao meu cunhado Manel e à minha irmã Ana, na terça-feira à noite, dia 7, no contexto de uma pequena preocupação sobre a saúde da sua netinha: a encantadora Zoé.
Recordei-lhes, com emoção, que estas palavras foram semeadas naquela casa, a sua, actualmente, nos momentos delicados da saúde do meu pai, que desde 10/04/2006,já descansa no Senhor.

Rio Torto vai ficar "direito".
Foi com alegria que li a notícia, no Diário do Minho do dia 8/9. Porquê este sentimento? Este rio ou ribeiro bracarense, que refresca Dume, Frossos... foi cenário de muitos dos meus/nossos bons momentos de infância...
Penso nele como um espelho da minha/nossa alma cuja "requalificação" também é urgente!

Memórias da minha/nossa/juventude.
Apesar de alguma indisposição matinal no abdomén, o que é raro em mim, a notícia, no dia 9/9, quarta-feira...

- Morreu, com 93, anos, o criador das séries televisivas "Lassie" e "Bonanza"...

de imediato produziu uma explosão de pensamentos e sentimentos que emergiram da minha memória: nostalgia, gratidão, modelos... Obrigado, David Dortort.

Os primeiros peixes...
Três pequenos escalos foram os primeiros peixes do nosso curso de pesca que está a ser ministrado pelo vizinho Abílio. Estas primícias foram pescadas pelo professor, pesca sem morte, na sex-feira ào fim da tarde. Vamos começando a dominar algo: a colocação dos anzóis ou amostras, os morcões, as boias, a identificação do escalo, os lançamentos...


Luxemburgo e Braga, em Vila Verde. Para o jantar, na sexta-feira, Anabela e Sérgio, minha filha e genro, receberam,em sua casa, em Vila Verde, a minha irmã Luisa, seu filho Christophe e a namorada deste: a Christine. A este trio luxamburguês, juntou-se o duo bracarense, MacJod, ou seja eu e a minha esposa. Para além de um jantar mimado, foram muitas as histórias de vida, ali partilhadas (quem sabe, brevemente, partilharei algumas delas).


Boda cheia "de milagres".
Porque tanto me/nos disse este acontecimento, irei dedicar um post a este assunto, que integro no tema Sinais dos Tempos...

PS - Estes tópicos foram seleccionados duma lista deles, vividos, nos lares, no trabalho, ao ar livre..., a semana passada

Sem comentários:

Enviar um comentário